Cala Macarelleta, Menorca

“…a vida é pequena e o Mundo é grande!” |Menorca, Espanha

Já tínhamos perdido a conta das vezes que queríamos ir a Menorca, mas quando estávamos prestes a marcar a viagem, por uma razão ou outra, acabávamos sempre por ir para outro lugar.

Cala Mitjana, Menorca, Espanha

Cala Mitjana, Menorca, Espanha

Os feriados de Junho pareceram-nos a altura ideal para fazer uma escapadela de 5 dias a esta ilha pertencente ao arquipélago espanhol das Ilhas Baleares. Os voos são relativamente baratos e estes poucos dias dão perfeitamente para conhecer parte da ilha e ainda assim descansar da correria do dia-a-dia.

A vantagem de ir no final de Junho é que não apanhamos o caos dos meses de Julho e Agosto, mas mesmo assim a ilha já tinha bastante gente. A temperatura rondou sempre entre os 25º e os 30º durante o dia.

Infelizmente para as datas que queríamos não tínhamos voos diretos, pelo que tivemos de fazer escalas, mas no total a ida e volta ficou-nos por 200€ pp.

Onde Ficar?

Menorca Binibeca by Pierre & Vacances Premium

Menorca Binibeca by Pierre & Vacances Premium

Simplesmente adorámos o Hotel onde ficámos os 5 dias. Escolhemos o Binibeca by Pierre & Vacances Premium, na zona de Binibeca e foi uma excelente opção. O pequeno-almoço era delicioso, tínhamos ao dispor 3 piscinas exteriores com uma vista fantástica sobre o mar e a aldeia piscatória de Binibeca.

O hotel situa-se a 8 Km do aeroporto, assim como de Maó, uma das zonas principais de Menorca.

Binibeca, Menorca

Binibeca, Menorca

Como se deslocar?

Nós optámos por alugar um carro (ficou por 35€/dia). É mais cómodo, não estamos dependentes de horários e como ficámos numa ponta da ilha, mais facilmente nos deslocávamos para outras zonas.

Fazer a ilha de uma ponta a outra de carro demora-se cerca de 1h.

O que visitar?

Menorca tem praias lindíssimas, de um azul de tirar o fôlego. A temperatura da água (pelo menos em Junho) era “tipo Algarve”, óptima para refrescar com os dias quentes que apanhámos.

Nem todas as praias têm acessos fáceis, nem infraestruturas de restauração. Preparem-se para andar entre 20 a 45 minutos para acederem às praias mais bonitas. O ideal será levarem sempre água e comida convosco.

  • Cala Mitjana – das praias mais bonitas de Menorca, tem estacionamento gratuito que desde ele até à praia são cerca de 15 minutos a andar. Mesmo ao lado está a Cala Mitjaneta.
  • Cala Turqueta – das nossas favoritas na ilha, e ainda podem ter a sorte de se cruzarem com umas cabrinhas. Tem um parque de estacionamento perto, mas que esgota rapidamente logo de manhã (nós percorremos desde Cala Galdana até aqui pelo Cami des Cavalls – cerca de 6Km).
  • Cala Galdana – das praias com acesso mais facilitado, situada numa zona turística, ideal para quem viagem em família e com crianças.
  • Cala Macarella e Macarelleta – para chegar a estas praias fomos a pé desde a Cala Galdana (cerca de 2,5 Km).
Cala Macarelleta, Menorca

Cala Macarelleta, Menorca

Cala Macarelleta, Menorca

Cala Macarelleta, Menorca

Cala Macarella, Menorca

Cala Macarella, Menorca

Cala Macarella, Menorca

Cala Macarella, Menorca

  • Cala Son Saura – tem um areal bastante extenso e tem estacionamento perto, mas o ideal é ir cedo, porque durante os meses de verão, tende a lotar rapidamente.
  • Cala n’ Brut – é uma praia que não tem areia, parece uma piscina natural. Ideal para uns mergulhos.
  • Cala Sa Olla – muito perto do nosso hotel, ideal para fazer snorkeling e dar uns mergulhos;
  • Binisafuller Playa – também perto do nosso hotel, bastante pequenina e calma, muito pouco turística.
Binisafuller Playa, Menorca

Binisafuller Playa, Menorca

  • Ciutadella – as ruas do centro são muito típicas e é aqui onde se encontra a maior parte das lojas (com as famosas avarcas menorquinas) e restauração.
  • Binibèquer Vell – mesmo em frente ao hotel. É uma vila piscatória muito rústicas e bonita, fazendo até lembrar as ilhas gregas.
  • Maó – a capital de menorca, ideal para um visita típica cultural e para um jantar junto do Porto.

 

Onde Comer?

Como nas zonas de praia não existem infraestruturas de restauração, levávamos sempre almoço connosco. Até porque os acessos não são fáceis e estar a voltar para trás para nos sentarmos num restaurante e perdermos parte de um dia de praia, não estava nos nossos planos.

Ficam aqui dicas de alguns sítios onde podem ter uma boa refeição por Menorca, idealmente ao jantar, para aproveitarem todo o dia nas belíssimas praias.

  • Molí des Comte Asador – este espaço fica em Ciutadella. Está bem visível porque no seu topo tem um moinho. A especialidade é o chuleton de boi maturado.
  • Mercat de Pescados – um mercado onde se podem degustar tapas, vinho, queijos, enchidos, marisco e muitas outras coisas típicas espanholas.
  • Can Xavi – bastante peculiar, ao estilo de tasca, mas com tapas espanholas bastante saborosas. Não faltou o polvo típico e umas lulinhas.
  • El Pulpo – com especialidade em arrozes, principalmente paellas.
El Pulpo, Menorca

El Pulpo, Menorca

Para um copo ao final do dia, têm de conhecer a Cova d’En Xoroi. Para além de ser um local com uma beleza impressionaste fica de frente para um pôr do sol imperdível.

Não podem deixar de provar o tipo queijo e a “pomada” de Menorca, nem de trazer umas avarcas menorquinas para Portugal.

abarcas de Menorca

abarcas de Menorca

Vemo-nos na próxima viagem?

#sisterhoodoffoodies

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s