“…a vida é pequena e o Mundo é grande!” |4ª Cidade em Cuba – Viñales

Viajar es la forma mas saludable de ejercitar el ALMA y ESPÍRITU

Hoje partilhamos convosco a última cidade neste País incrível e que tanto nos surpreendeu: Cuba!

Viñales situa-se na zona mais ocidental da ilha de Cuba, mais precisamente na região de Piñar del Rio, onde toda a paisagem envolvente é diferente. À frente dos nossos olhos tudo é verde, aliás bastante verde. Terras de plantações de tabaco de perder a vista, de onde saem as melhores folhas de tabaco do mundo e, ainda, uma relevante plantação de café e açúcar.

LFUX9309

Partimos bem cedo de Havana em direção a Viñales num táxi privado (cerca de 120 CUC a ida e volta) pois seria uma viagem de cerca de três horas.

CHQE7228

Chegadas ao destino a nossa primeira paragem foi no Miradouro Los Jazmines, onde observámos os mogotes – formações rochosas calcárias – e todo o belíssimo manto verdejante.

Ainda durante a manhã, houve tempo para uma visita a uma plantação de tabaco, onde se aprende todo o procedimento até ao charuto final. Os charutos que produzem são totalmente orgânicos, sem qualquer produto químico – puro, como chamam aos charutos por lá –  e são vendidos a turistas e a particulares. Em Viñales, os charutos fumam-se com a ponta embebida em mel, assim como fumava Che Guevara, uma vez que o mel funciona como um filtro natural. Além desta particularidade, é retirada a veia central da folha de tabaco como forma de diminuir a nicotina em 98%.

Depois da visita à quinta de plantação de tabaco, fizemos um passeio de cavalo (25 CUC pp). Levaram-nos pelo Parque Natural de Viñales onde desfrutámos das incríveis paisagens do vale do Silêncio. Visitámos ainda plantações de café, rum e um lago, que se soubesses que iríamos passar por ali concerteza teríamos levado fato de banho para um breve mergulho para nos refrescarmos.

Feito o passeio a cavalo, paramos para almoçar num restaurante bem típico onde serviam comida cubana deliciosa.

QORQ0142

Durante a tarde visitámos a Gruta do Índio (5CUC), um ex-libris na região mas que nos desiludiu, uma vez que temos grutas bem mais bonitas em Portugal.

Viñales foi uma surpresa, sem dúvida a zona de Cuba que mais gostámos. Na nossa opinião, longe dos pacotes turísticos, é o local perfeito para viajantes que procuram a Cuba autêntica.

Estão a planear uma viagem a Cuba? Gostariam de ver algumas das vossas dúvidas esclarecidas? É só entrar em contacto connosco que teremos muito gosto em vos responder 

Vemo-nos por aí!

#sisterhoodoffoodies

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s