‘Eat dessert first’…and then drink coffee! | Spirito Cupcakes & Coffee – Porto e Braga

Foi com muito carinho que recebemos o incrível convite da Spirito Cupcakes para conhecer a mais recente novidade das lojas: o café de especialidade.

img-0794-1.jpg

Depois da criação de mais de 300 sabores diferentes de gelados e mais de 800 sobremesas, todos de uma qualidade indescritível, a Spirito desafiou o Tri-Campeão Nacional Barista, David Coelho, e a 7G Roaters para a criação de um blend exclusivo para as suas lojas. O objetivo era ambicioso: aos melhores gelados e sobremesas juntar um café de “topo”. É o próprio Nuno Freitas que afirma “o café tem mais potencial do que estamos habituados a consumir… ao topo da pastelaria e ao topo de gelados queríamos o melhor do café”.

WhatsApp Image 2018-02-27 at 111006 (3)

IMG-0800 (1)

Assim, juntamente com outros bloggers e jornalistas da cidade, tivemos a excelente oportunidade de participar num pequeno workshop sobre café que culminou na apresentação do novo Specialty Coffee, já disponível na loja do Porto e Braga.

Este blend é composto por grãos de arábica, selecionados por David Coelho e torrados na loja 7g Roaster, em Vila Nova de Gaia. Este blend é o resultado de uma conjugação de café com três origens: 70% do Brasil (Guarani Natural), com aromas de chocolate, frutos secos e noz; 20% da Colômbia (Huila Macao Washed), com notas de mel, chocolate de leite e um pós gosto de canela e 10% de origem do Panamá (Bar Black Mountain Washed), corpo intenso, acidez suave com notas de chocolate, caramelo e papaia (degustando e sentindo o aroma individualmente, este último foi o preferido!).

img-0816-1.jpg

Para experimentar, foi-nos dado individualmente cada origem para compreendermos o sabor e aroma de cada um e, concluímos a viagem aromática com a junção perfeita e super equilibrada de sabores, o blend realizado para a Spirito apresenta-se assim com um corpo suave, notas de chocolate de leite e acidez frutada.

Mais algumas curiosidades que nos foram desvendadas: sabia que a máquina de café da Spirito no Porto é, atualmente, única no País? E sabia que a Spirito será a primeira a colocar o café de especialidade na pastelaria? E nós já tivemos a imensa sorte de degustar os brigadeiros, o tiramisu (incrível!) e os profiteroles. A dificuldade? Selecionar apenas um!

Diga lá que já está super curioso para experimentar o fantástico café e outras bebidas preparadas com este blend exclusivo. Sim! É Exclusivo! Este blend foi cuidadosamente preparado (apenas) para a Spirito.

Tal como o vinho e a paixão com que tantos enólogos falam desta bebida que teve um crescimento (brutal) para o País, o David fala do café com a mesma paixão afirmando  que o “café especializado está a fazer o mesmo caminho que o vinho”, acrescentando ainda que a “água é a bebida mais consumida do mundo e, em segundo lugar, está o café“, reforçando que esta bebida tem um potencial para se desenvolver e, acreditem, provando o café arábica, essencial para o café de especialidade, onde o processo de cultivo, de colheita, torra e preparação em nada tem a ver com o grão robusta (usado nos cafés convencionais), o consumidor ficará certamente mais exigente no que ao café diz respeito.

Outra curiosidade interessante, este café, mesmo para quem tem o hábito de colocar açúcar, não sentirá essa necessidade, pois este tem um aroma mais adocicado, devido ao processo de torra e, consequente, caramelização dos açúcares. E, por esse motivo, a Spirito vai apostar em pacotes de açúcar “mini” (para quem ainda não consegue deixar este complemento do café) com apenas 4 gramas e mais, deixaram de utilizar o açúcar branco e substituíram-no, pelo açúcar mascavado.

Spirito, mais uma vez um agradecimento especial por uma manhã tão bem passada onde aprendemos tanto sobre a cultura do café.

WhatsApp Image 2018-02-22 at 164856

Regressamos em breve (também não dá para fugir da vossa loja muito tempo!) 

Spirito

Porto
Praça Gomes Teixeira, n° 36,
4050-290 Porto
Horário:
Domingo a Terça: 13h30 – 19h00
Quarta a Sábado: 13h30 – 19h00 / 21h00 – 00h00

Braga
Morada
Largo de São João do Souto, n° 19,
4700-326 Braga
Horário:
Segunda a Quinta: 13h30 – 19h00
Sexta a Sábado: 13h30 – 19h00 / 21h00 – 00h00
Domingo: Encerrado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s