“…a vida é pequena e o Mundo é grande!” | Luz Houses e Restaurante Tia Alice, Fátima

Conhecemos o Luz Houses numa tentativa de procurar um hotel que nos transmitisse calma pois descansar era a palavra de ordem para estes dias. A escolha do local não poderia ter sido mais acertada.

Já há algum tempo que o Luz Charming Houses andava na nossa lista como: “o próximo hotel a visitar no Centro do País” e, aproveitámos o aniversário da “mana mais velha” para nos deliciarmos com este recanto, situado a 5 minutos a pé do Santuário de Fátima.

Chegámos! E, “fez-se luz!“. A entrada do portão azul-turquesa transmite logo a tranquilidade que buscávamos para este dia.

A partir dali, entramos numa “pequena aldeia”, pois os quartos estão inseridos em pequenas casas que nos dão a sensação estar num local completamente a parte de Fátima.

Logo no início da nossa experiência por aqui, a certeza era uma: seremos certamente bem tratados e começou logo com um sorriso da funcionária e uma toalhinha quente com alfazema à chegada, seguindo-se de um maravilhoso chá de frutos do bosque e umas fatias de bolo rei delicioso (tendo em conta a época), na sala de estar extremamente acolhedora.

1EAC1E40-A35D-471D-BA81-17921BEDDA61 (1)

Desta forma, percebemos logo no momento de check-in que este espaço iria marcar a diferença.

A proposta do hotel é única “Abra a porta do seu quarto. Feche os olhos. Inspire bem fundo e deixe-se deliciar com os aromas e sensações que invadem os sentidos. Agora, devagarinho, abra os olhos e admire as cores e as texturas escolhidas com todo o amor a pensar no seu bem-estar”.

IMG-9927 (1)

Após o check-in e o momento relaxante na sala de estar da Casa Mãe, somos levados ao quarto onde nos é explicado o espaço e funcionamento do Luz Houses.

Com apenas 15 quartos disponíveis (entre os quais 9 quartos, 5 suites e uma master-suite), para a nossa estadia escolhemos um quarto duplo superior deluxeÀ chegada ao quarto, os tons beje e o estilo rústico, transmitem-nos logo uma sensação de conforto.

Fátima recebeu-nos com um dia frio e chuvoso e encontrar o quarto já aquecido fez com que a sensação de conforto, proporcionada pela decoração, se agudizasse… já para não falar na mensagem personalizada aos hóspedes deixada no quarto. Sim, são estes pequenos pormenores que muitas vezes fazem a diferença.

Em todos os quartos tem wi-fi gratuito, televisão, casa de banho privativa e mini-bar.

Na Casa Mãe, onde faz o check in, tem à sua disponibilidade, uma mercearia vintage com produtos portugueses que poderá adquirir durante a sua estadia e tem ainda disponível  um honesty bar situado na sala de estar comum, onde se pode servir e escrever o que consumiu para, posteriormente, pagar no momento da sua despedida.

IMG-9845 (1)

Realmente o Luz Charming Houses é um espaço único e especial e aproveitámos o resto da tarde para conhecer os restantes espaços composto por um jardim, que poderá percorrer a pé pela indicação dos “caminhos”.

O espaço tem ainda uma piscina que poderá desfrutar no verão (não foi o caso da nossa visita), ao passear pelo jardim encontramos ainda uma Ermida, um espaço incrível para meditar ou refletir que está permanentemente aberto para os hóspedes puderem usufruir do espaço.

Irá ainda encontrar o “abrigo” das ovelhas, espaço incrível para os mais novos.

Ao passear pelo jardim e, num lugar muito escondido, encontrámos a “Gruta”, este lugar, uma gruta natural iluminada com pequenos pontos de luz, é utilizado para massagens e tratamentos e não precisa de estar alojado para usufruir dos mesmos.

IMG-9993 (1)

De manhã acordámos e já sabem o pequeno-almoço muitas vezes é o que nos faz dar a última estrela no alojamento e, se este alojamento já tinha, para nós, a cotação de 5 estrelas, com este pequeno-almoço ganhou mais 2! Incrível! Para além do belíssimo espaço, onde apetece estar, este é composto por muita variedade de produtos frescos (pão, bolo caseiro, fruta, sumos naturais, compotas, queijos, …) e poderá ainda pedir produtos feitos na hora tais como café, batidos, ovos mexidos ou umas deliciosas panquecas.

O incrível pequeno-almoço é servido entre as 9h e as 11h da manhã.

Se não quiser sair do alojamento para jantar, poderá pedir até 1 hora de antecedência na receção, sendo que a comida é servida das 19h30 às 21h30, e fazer a sua refeição na incrível sala da Casa Mãe. Terá à sua disponibilidade sopa, tostas, saladas, tábuas de enchidos e queijos, entre outros petiscos. O menu é logo fornecido na hora do seu check in.

Já agora e antes de concluir o artigo, sabia que a Luz Charming Houses foi, pelo segundo ano consecutivo, um dos vencedores dos prémios World Luxury Hotel Awards? Sem dúvida que descobrimos mais um segredo de Fátima e vamos voltar até porque faltou experimentar uma massagem na incrível gruta, vá descobrir também! ♥

Mais uma dica, a Luz Houses é um espaço kids-friendly onde poderá levar os “miúdos” de fim-de-semana consigo.

IMG-0019 (1)

Luz Charming Houses

Rua Principal, nº 78 – Moimento, Fátima
Telefone: 249 532 275
Email: info@luzhouses.pt

Dica para jantar por perto 

Claro que este post estaria incompleto ao não dar uma dica para jantar na zona, falamos de um restaurante de cozinha tradicional Portuguesa, que existe desde 1988, situado na estrada de Fátima para Ourém e já foi detentor da famosa Estrela Michelin (1993/1996).

Confessamos que, conhecer este restaurante já não era de agora mas, aproveitámos uma data especial (aniversário da mana mais velha) para experimentar e perceber porque é apelidado como a “catedral da boa gastronomia”…

O restaurante, situado numa cave, tem um ambiente rústico mas requintado, com paredes de pedra, com uma decoração bem simples e de muito bom gosto. É um espaço onde muito acolhedor que culmina com o amável atendimento aos seus clientes.

IMG-9872

A ementa não é extensa mas suficiente para degustar as iguarias por aqui servidas. São algumas especialidades de Alice Marto o arroz de peixe com robalo e tamboril, a açorda de bacalhau ou de camarão, o arroz de pato do campo, vitela assada no forno, entre outras.

Iniciámos a refeição com um excelente couvert, com um cestinho de pão caseiro (que para ser perfeito só deveria ter vindo morno) e manteigas caseiras.

Para prato principal escolhemos o incrível bacalhau grazinado com camarão, impecavelmente bem confecionado (sim, é tão bom como dizem!). Para acompanhar um delicioso vinho branco. Já agora, a carta de vinhos é bem extensa pelo que, difícil será mesmo escolher.

IMG-9887

Para sobremesa e, para terminarmos da melhor maneira, partilhámos uma fatia de um bolo de chocolate incrivelmente delicioso (dá para perceber pela fotografia?).

Vamos voltar, até porque ficou por experimentar o arroz de pato.

Contacte o restaurante para reservar mesa.

Tia Alice Restaurante 
Rua do Adro, 152 , Aljustrel, Ourém, Santarém
Telefone 249531737
Horário: terça-feira a sábado das 12h às 15h e 19h30 às 21h; domingo do 12h às 15h. Encerra às segundas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s