‘Barriga vazia não conhece alegria…’ Almeja | Porto

O Almeja é um dos novos restaurantes da cidade a explorar o conceito de casual fine dining. As opiniões e os artigos sobre o restaurante eram tão boas que, claro está, não podíamos deixar de experimentar ainda este ano.

Está instalado no edifício da antiga casa de cafés A Japoneza. Um prédio bem tradicional da Baixa que foi recuperado, tendo disponíveis duas salas bem iluminadas, decoradas com alguns elementos originais do antigo espaço. Nas traseiras têm um magnífico jardim, mesmo apelativo para um almoço de primavera.

23632019_1519447858171087_1033911574412762568_o.jpg

A cozinha está a cargo do Chef João Cura, natural da nossa cidade, Coimbra, que depois de trabalhar em múltiplos restaurantes conceituados e com estrelas Michelin, mudou-se para o Porto e abriu este restaurante incrível em novembro de 2017, com a sua esposa Sofia.

Algo extremamente interessante no restaurante é que, para além de trabalharem essencialmente com produtos portugueses, em vez de terem um menu executivo “pré-estabelecido”, perguntam aos produtores que produtos têm disponíveis e só depois planeiam o menu. Garantindo, desta forma, a máxima qualidade nos seus pratos.

O Almeja funciona com menu de degustação (55 euros), mas também tem serviço à carta e menu executivo ao almoço (15 euros) e foi este último que fomos provar.

O atendimento, desde o momento da reserva até ao fim da nossa refeição foi sublime. Bastante cuidado e, acima de tudo, o garantir que o cliente sai satisfeito no final da sua experiência.

Para começar, foram servidas umas folhas de cogumelos. Diferente do que se costuma ver (e degustar), mas deliciosas, que despertam a curiosidade para toda a refeição que se segue.

IMG_0996 (1)

Para entrada uma mini horta de inverno com creme de ervas, uma “salada” nada convencional, composta por uma couve caramelizada, legumes baby e uma areia de beterraba e pistácio.

IMG_1003 (1)

O prato principal recaiu sobre um estufadinho de alcatra com vegetais e salsifis – uma raiz-legume parecida com a cenoura de aspecto, mas branca por dentro. Um prato que, através dos seus temperos nos trouxe memórias da vitela estufada da nossa avó.

IMG_1008 (1)

Para sobremesa foi servida pêra em diferentes texturas, figos glaciados em vinho do Porto, financier de avelã e merengue de amêndoa. O remate perfeito para a nossa belíssima experiência gastronómica.

Ficou uma vontade de repetir a dose, numa próxima, com pedido à carta, ou mesmo o menu de degustação.

al·me·jar
(alma + -ejar)
Desejar muito, querer, sentir

Almeja

Rua Fernandes Tomás 819 | Porto
Telefone: 222 038 120
E-mail: geral@almejaporto.com
Horário: de terça-feira a sábado 12h30 – 15h30 e 19h30 – 23h.
Encerra ao domingo e à segunda-feira.

Almeja Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s