Hoje decidimos partilhar a nossa experiência no novo restaurante dedicado à cozinha tradicional japonesa, o IKEDA, situado em plena zona da Boavista, mais precisamente, no Campo Alegre. A cozinha está muito bem entregue comandada pelos Chefs Agnaldo Ferreira e Christian Oliveira. E a promessa dos Chefs é oferecer, a quem visita o restaurante, uma viagem ao Japão através dos mais tradicionais sabores, texturas e cores…
Vamos então levantar voo! ♥
O restaurante apresenta um ambiente requintado composto, essencialmente, por três salas, todas elas com diferentes características, que nos fazem querer voltar, para experimentar cada uma delas:
A primeira sala será aquela com a qual se irá deparar assim que entrar no restaurante. Aqui, para além das mesas tradicionais, tem um balcão corrido onde poderá, para além de desfrutar de uma deliciosa refeição, apreciar a arte dos Chefes que as preparam.
No piso superior encontrará uma sala com 3000 origamis.
Ainda neste piso, para além de uma esplanada, encontrará ainda (se tiver sorte!) uma sala privada ao estilo japonês, disponível apenas para grupos e com reserva antecipada.
Vamos agora falar do que realmente interessa: os pratos que pedimos. Antes de mais, será importante dizer que em grupo a experiência será certamente melhor pois terá a oportunidade de provar um maior número de pratos.
Iniciámos com a partilha de um delicioso e fresco Ceviche, com cubos de peixe marinados em lima, cebola roxa e coentros. Através deste prato foi fácil perceber a qualidade e frescura do peixe ali servido…
Seguimos para um maravilhoso Tártaro de Atum, onde este é servido picado com mostarda kizami e cebolinho, servido ainda com uma gema de codorniz. Sim, é tão bom como aparenta!
A viagem continuou King Prawn, o prato ainda não tinha chegado à mesa e o cheiro deste prato delicioso já inundava a nossa mesa. Seguiu-se assim, o camarão salteado em molho de alho e sake.
Ao nível do Sushi e Sashimi pedimos uma seleção do Chef e ainda um Gunkan Freestyle que foi do melhor que já comemos.
Quanto ao nível das carnes, pedimos o Wagyu, naco de carne grelhado com chips de alho e salsa…
Aceitámos a sugestão da casa para provar o Wagyu com foie gras mas, a carne não se desfez na boca tendo este prato desiludido um pouco as nossas expectativas.
Na nossa opinião e, tendo em conta a quantidade de pratos que experimentámos, de uma forma geral os pratos de peixe são muito mais supreendentes.
Para concluir a nossa viagem terminámos com a partilha de um Lamen delicioso, massa japonesa com carne de porco, ovo cozido, massa de peixe e cebolinho…
Quanto às bebidas, pedimos duas sangrias diferentes, uma de vinagre e outra de sake, sendo “especialidade” estávamos a contar com algo bem diferente do servido.
Para sobremesa e, quem nos segue, sabe o quanto gostamos de sobremesas onde a banana “é rainha”, pedimos uma deliciosa banana flambada.
De uma forma geral, neste momento, o Porto encontra-se (muito) bem servido ao nível de cozinha Japonesa, o que fará com que a exigência dos clientes seja maior quando comparamos qualidade, serviço e preço!
Poderá ainda encontrar no IKEDA menus de almoço a partir de 15€. Talvez seja uma forma, um pouco mais económica de ir conhecer este fantástico restaurante.
IKEDA – Japanese Cuisine
Rua do Campo Alegre, 416
+351 915 499 363
Horário: de Terça a Sábado – 12:30-15:00 . 20:00-00:00