‘O blogue, especializado em gastronomia e viagens, anunciou os vencedores da 5ª edição dos prémios “Flavors & Senses – Os Melhores Para” considerados pelo setor como os Óscares da gastronomia.’
Na semana passada, mais precisamente no dia 17 de julho, as manas foram convidadas a estar presentes na 5ª edição dos prémios Flavors & Senses – os Melhores para 2017 | Prémios Gastronómicos. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu nas belíssimas caves renovadas da Cockburn’s, em Vila Nova de Gaia.
Esta iniciativa elege os melhores do setor da restauração do Porto e Norte Portugal em 16 categorias. Este ano, os prémios foram alargados também a restaurantes fora da cidade do Porto, abrindo três novas categorias: “Restaurante Minho”, “Restaurante Trás-Os-Montes” e “Restaurante Beiras”. Falaremos dos vencedores mais à frente…
À chegada, os convidados foram recebidos com um Altano Branco e Quinta do Ataíde. Aproveitámos o bom ambiente e degustámos algumas das iguarias presentes na cerimónia: os tacos deliciosos do Lucha Libre, o divinal sushi da Shika de Ruy Leão (já falámos de outro projeto do Chef aqui) e a mesa do Bísaro com fantástico presunto e enchidos que casaram perfeitamente com o pão artesanal e bôla de Trás-os-Montes.
*Fotografias cedidas por Flavors & Senses
Depois de uns bons petiscos e um agradável vinho, eis que degustámos os dois petiscos “doces” presentes no evento: os fantásticos gelados artesanais da Artiframi (que já conhecíamos) e o tradicional Pudim Abade de Priscos (demasiadamente bom!).
Como gostamos de boa comida, e acreditamos que todos os nossos seguidores também, partilhamos todos os vencedores dos Prémios Gastronómicos de 2017. Será certamente mais fácil decidir-se numa próxima visita ao Norte e Centro do País.
Os vencedores das 16 categorias foram então os seguintes:
Na categoria Restaurante Trendy foi premiado o espaço “mais concorrido e badalado da cidade”: Puro 4050
Seguiu-se a categoria Restaurante Petiscos que teve como justo vencedor (pois já experimentámos) a Esquina do Avesso
Na categoria Restaurante Tradicional, pelo segundo ano consecutivo, o prémio foi para a Adega S. Nicolau
A próxima categoria premeia restaurantes que apresentem um tipo específico de cozinha ou que trabalhem quase em exclusivo um determinado produto, o vencedor foi pelo 2º ano na categoria Restaurante Especializado: Ichiban (cozinha japonesa).
Uma das categorias que mais interesse suscita junto do público é a de Restaurante de Autor que este ano teve como vencedor o Euskalduna.
Estes prémios distinguem-se ainda por valorizar não apenas a cozinha, em nome do Chef, mas também dos seus colaboradores e respetivos serviços e venceu o Serviço de Sala, tal como na categoria anterior, pelo segundo ano consecutivo, O Paparico. Já no Serviço de Vinhos o prémio foi para o The Yeatman.
Para além da sua extensa garrafeira, o prémio Chef do Ano, pelo nome de Ricardo Costa, depois da segunda estrela Michelin, juntou ainda o título mais cobiçado de Restaurante do Ano. Sendo estas duas últimas categorias premiadas para o The Yeatman.
Os últimos restaurantes que abriram na cidade, entraram na categoria Restaurante Revelação, tendo sido o vencedor Euskalduna e o Chef Vasco Coelho Santos foi um dos grandes vencedores da noite – 3 prémios – conquistando ainda a concorrida categoria de Chef a Seguir.
Como loja gastronómica, voltou a sair vencedor o Club Del Gourmet El Corte Inglès.
Entre os prémios de Empresário do Ano o destaque foi para Sérgio Cambas, do Restaurante O Paparico e da Cervejaria Brasão.
“Fora do Porto” na categoria Restaurante Minho, o prémio foi diretamente para Famalicão, para o Ferrugem, seguiu-se o Restaurante Trás-Os-Montes que teve o Solar Bragançano (Bragança) como vencedor, e Restaurante Beiras onde a escolha foi o Rei dos Leitões na Mealhada.
Para ter acesso a todos os nomeados e a uma descrição mais completa, poderá visitar Flavors and Senses.
#sisterhoodoffoodies