‘Barriga vazia não conhece alegria…’ Pedro Limão | Porto

 

A experiência no Restaurante Pedro Limão leva-nos a uma viagem gastronómica, onde fazemos uma “escala” em cada prato experimentado. Esta viagem, é composta por 10 momentos de degustação que iremos descrever de seguida. Mas, antes de iniciarmos a viagem, será importante acrescentar que este restaurante, de cozinha de autor, novidade na cidade do Porto, faz-nos sentir em casa, onde praticamente comemos na cozinha (podemos assistir à confeção dos pratos) e, o facto de ser um espaço pequeno, acaba por ser igualmente aconchegante.
Aconselhamos a reserva, pois o espaço é composto apenas por 22 lugares e poderá ter a pouca sorte de conseguir mesa. Até porque, se quiser o menu de degustação e se, a companhia for boa, poderá demorar 3 horas à mesa!

Vamos então começar a viagem, proposta pelo Chef e, estes novos destinos que experimentámos, entraram na carta este mês!

FullSizeRender-2.jpg

Iniciámos com um couvert simpático onde nos foi apresentado um pão com um toque de caril, com manteiga aromatizada e azeite. O Pão é da “Pão Nosso”, a primeira padaria biológica que confeciona pão com massa azeda na cidade do Porto. O pão servido é feito a partir de farinhas biológicas e fermentos naturais, respeitando a velha tradição do fabrico do pão.

IMG-5237.jpg

A primeira impressão é composta por camarão, caramelo e fumo de tomilho. A combinação é excelente e fica a apetecer-nos um “bocadinho mais”, o sabor agridoce é muito interessante.

IMG-5239.jpg

Seguimos viagem com um delicioso ceviche de carapau e batata doce envolta num pó de citrinos. Quem nos segue sabe o quanto somos apaixonadas por um bom ceviche! Este, não nos desiludiu.

IMG-5207.jpg

De seguida um prato extraordinário ‘Cogumelos e pouco mais’, e é assim mesmo, um prato onde os cogumelos reinam cozinhados e explorados de maneiras diferentes, com texturas igualmente diferentes!

IMG-5244.jpg

A barriga de porco, com especiarias e pickles, embora a opinião da mesa divergisse na forma em como a proteína foi confecionada, algo foi unânime: o molho barbecue e os pickles! Incrivelmente bons!

IMG-5248

A pausa, antes de continuar a viagem, é feita com uma refrescante espuma de amêndoa amarga e tangerina.

IMG-5249.jpg

Continuámos a viagem com um polvo, surpreendente, muito bem confecionado, com pilpil e tapioca. Prato de texturas e temperaturas bem diferentes.

IMG-5214.jpg

E, antes de chegar aos “finalmentes” que é como quem diz, às sobremesas, ainda degustámos um delicioso rabo de boi, cerveja preta e beterraba. Uma combinação ácida, mas perfeita.

IMG-5250

Quanto às sobremesas, foi servida, para começar, uma deliciosa trufa de cacau embebida em chiripiti…

IMG-5254.jpg

E concluímos com uma sobremesa extraordinária ao nível do sabor e texturas. Apresentada como “Vinho do Porto, Pêra e Salsa” foi dos pratos mais elogiados nesta noite. Ficámos bastante impressionadas com o “chantilly” de salsa, pois não sendo um ingrediente que se use em sobremesas, foi um casamento perfeito!

IMG-5218.jpg

Claro que se quiser, poderá apenas pedir um prato, em  vez de toda a viagem de degustação mas, sem dúvida, que não se irá arrepender se quiser conhecer todos os pratos da carta…que é mesmo isso que o Chef propõe aos seus “passageiros”.

Restaurante Pedro Limão
Rua Morgado Mateus, 46 (ali pertinho do Jardim de São Lázaro)
+351 225 360 451 / 966 454 599 (aconselhamos a reserva)
Segunda 11:00-18:00, Terça a Sexta-feira 11:00 às 23:00 e Sábado 18:00 à 00h.
Menú de degustação/tasting menu: 32€ (sem bebida)
Poderá ainda desfrutar de um menu ao almoço: 9€

Restaurante Pedro Limão Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s