‘Barriga vazia não conhece alegria…’ Shiko, Tasca Japonesa | Porto

INCRÍVEL!

Apenas com esta palavra poderemos iniciar a descrição da nossa primeira experiência na Tasca Japonesa, Shiko! Esta foi a primeira tasca japonesa (ou será IZAKAYA?) na cidade, com pratos da originalidade do Chef Ruy Leão, um verdadeiro entendido na gastronomia nipónica. Este jantar, foi sem dúvida, um despertar de sabores.

IMG_4588.JPG

Ao nível do atendimento, não poderíamos ter ficado mais satisfeitas, fomos muito bem recebidas, o contexto do espaço foi muito bem explicado e, inclusive, aceitámos todas as sugestões dos pratos que deveríamos experimentar (e mais algumas!)…

IMG_4590

Apesar de hoje falarmos aqui de uma tasca japonesa, nem só de sushi é feita a carta e acreditem…a carta é surpreendente!!

IMG_4596

Iniciámos a nossa refeição com um couvert diferente, composto por sabores que nos fizeram ficar ainda mais expectantes com os pratos que se seguiam…

IMG_4631.JPG

Quanto aos pratos, degustámos quase todas as tapas da carta, acreditam? E mais estômago houvesse e mais teríamos pedido mas, a verdade é uma, tivemos que deixar algumas na lista para voltar.

Depois do pedido ser feito, as tapas vêm de uma só vez para a mesa, o que é ótimo pois poderemos ir petiscando e saboreando os diversos pratos…

Sobre os pratos que pedimos? Podem não acreditar, mas a lista começa em 3, 2, 1…

O único prato que tínhamos a certeza que queríamos experimentar era a okonomiyaki, típica panqueca japonesa com marisco e bacon, cebolo, gengibre, alga nori, gema de ovo, maionese japonesa e um molho indiscritível! Este prato foi, como já estávamos à espera, surpreendente!!

IMG_4628.JPG

Os outros pratos foram sugeridos…e tão bem sugeridos!! A cavala marinada é simplesmente deliciosa, o lombo deste peixe, brevemente flamejado é servido numa telha e regado com um molho de miso e alho! Fantástico!

IMG_4598.JPG

Pedimos também algumas fatias de sashimi, onde destacamos (especialmente) o atum!

IMG_4599.JPG

Para satisfazer os desejos da mana mais nova e porque é a peça de sushi de eleição, pedimos um fabuloso gunkan de peixe, para quem não conhece é uma bolinha de arroz envolvida por fatia de peixe cru, sob tártaro de peixe com ovas e um toque de fusão. Acredite, aqui o sushi tem um gosto diferente…sentimos o peixe, não há fruta (apenas abacate em algumas peças), não há queijos, não há maionese…dizem que se come aqui o “verdadeiro” sushi. E, até irmos ao Japão, vamos acreditar no que ouvimos!!

IMG_4602

Podemos deixar aquele que para nós foi o mais surpreendente? Bem, todos foram excepcionais mas…deixem-nos destacar o tataki de salmão, onde o peixe é levemente flamejado, coberto com molho de miso e sob as 7 pimentas togarashi. Admitimos que deixamos as duas últimas fatias deste tataki para o fim, para terminar da melhor forma…o prato é realmente surpreendente!

IMG_4627.JPG

Sim, somos apenas duas, e sim, acho que exagerámos um bocadinho, iniciar com um surpreendente couvert, mais cinco pratos, talvez tenha sido um pouco arrojado…mas não, não foram (só) cinco pratos aqueles que degustámos…depois de levantarem a mesa decidimos pedir novamente a carta e não, não foi (ainda) para a sobremesa. Apetecia-nos mais, acreditem, o restaurante é mesmo bom e ainda aguentaríamos com mais uns dois ou três pratos!

IMG_4626.JPG

Pedimos então, e para terminar a nossa aventura na tasca pelos salgados, um delicioso nikkei que mais não é do que um delicioso ceviche de peixe em vinagre de arroz e limão, cebola roxa, alga wakame e pepino.

IMG_4647.JPG

Claro que, a refeição não ficou por aqui…nem poderia! Já íamos com a sobremesa escolhida antes do jantar. Partilhámos um delicioso e (bem) diferente brownie de chocolate e caramelo da Baronesa. Não conhecíamos e ficámos fãs!

IMG_4649.JPG

Quanto às sobremesas, este restaurante tem apenas duas na carta e são mais do que suficientes, pois têm dois dos “ex-libris” da cidade, para além do brownie, a tarte da Miss Pavlova que, como já conhecemos, não pedimos.

Quanto ao espaço, o Shiko – Tasca Japonesa situa-se na zona da Batalha, no Porto e, como tem apenas 20 lugares a reserva é fundamental (para não dizermos obrigatória!). Antes desta estupenda sorte de conseguirmos um lugar ao jantar num sábado, já tínhamos contactado o restaurante mais do que duas vezes e nunca conseguimos mesa. Na nossa opinião, esta afluência de clientes não significa apenas “moda”, mas sim qualidade, uma comida incrível e um serviço exemplar.

IMG_4595

Parabéns Chef Ruy Leão pelo espaço e pelos colaboradores que estão a trabalhar tão dedicadamente na tasca…e que tasca!

Vamos voltar ♥

Shiko, Tasca Japonesa
Rua do Sol, 238, Porto
De terça a sábado, das 12h30 às 15h e das 19h30 às 23h
T: 223 239 671

Shiko - Tasca Japonesa Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

 

One thought on “‘Barriga vazia não conhece alegria…’ Shiko, Tasca Japonesa | Porto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s