‘Barriga vazia não conhece alegria…’ Tabafeira – Casa d’Alheira, Porto

A convite da Zomato fomos experimentar a nova carta do Restaurante Tabafeira – Casa d’Alheira. Este pequeno espaço está situado perto do jardim de São Lázaro e, como o próprio nome indica, a Alheira é a rainha da carta.

UNADJUSTEDNONRAW_thumb_c82f.jpg

 

Confessamos que, quando olhámos para a carta ficámos com receio de ser um restaurante enjoativo devido à confeção dos pratos, na sua totalidade com alheira (exceto os pratos vegetarianos). Quando iniciámos as degustações todos esses receios caíram pois as combinações dos pratos apresentados pelo chef combinam na perfeição.

Iniciámos a degustação da nova carta com uma tábua de entradas composta por: croquetes de alheira, folhadinhos de alheira com molho mostarda, bruschetta de alheira, cachorrinho de alheira e pataniscas de alheira vegetariana. Todos os produtos da entrada estavam muito bem confecionados e, por esse motivo, não conseguimos selecionar aquele que mais nos seduziu…

UNADJUSTEDNONRAW_thumb_c83f

UNADJUSTEDNONRAW_thumb_c83d

Seguiu-se a degustação dos pratos selecionados pelo Chef. Foi-nos proposto trazer diversos pratos e fazer a degustação dos mesmos. A ideia não poderia ter sido melhor e, quando repetir o restaurante parece-nos uma ótima alternativa. Desta forma, poderemos degustar vários pratos e a refeição não ficar demasiado pesada. É um ótimo restaurante para “partilhar”.

O prato ‘Alheira à Tabafeira‘ é composto alheira de caça, presunto, ananás e queijo parmesão. O ananás dá um toque especial ao prato, tornando-se um prato “fresco” e nada enjoativo.

IMG_9181

A ‘Alheira Spicy‘ composto por alheira picante, pêssego, vinho do porto e queijo camembert em massa filo, foi um dos pratos preferidos da mana mais nova.

IMG_9176

O ‘Azedo‘ (que de azedo não tem nada e é um prato delicioso) é composto por chouriço azedo selado acompanhado de batata gratinada com mozzarella e salsa. Igualmente muito saboroso.

IMG_9170.jpg

E, por último dos pratos degustados, a ‘Mirandesa‘ composto por uma deliciosa alheira de mirandela, grelos, batata palha e ovo, bem molinho que se desfez em cima do prato tornando-o ainda mais saboroso. Sem dúvida, o prato principal preferido da mana mais velha que não irá faltar numa nova ida ao restaurante.

UNADJUSTEDNONRAW_thumb_c83e

Para acompanhar, as manas escolheram uma sangria de frutos vermelhos e espumante! Bem fresquinha que combinou, na perfeição, com os pratos degustados…

Para finalizar, foi sugerido aos foodies presentes duas sobremesas: uma mousse de lima com base de bolacha oreo, apesar de ser uma sobremesa já utilizada em diversos espaços não deixa de ser uma sobremesa fresca e deliciosa, e um doce conventual com base de broa de mirandela e doce de ovos, aquele doce “pesado” mas maravilhoso!

Outra pequena informação sobre o espaço têm menu de almoço, servido diariamente, com prato à escolha entre peixe, carne e um prato de alheira com um custo de 5€ (prato+água/chá+café).

Mais uma vez, Muito Obrigada à Zomato pelo convite e à Tabafeira pelo simpático atendimento.

Voltámos à Tabafeira…

…para conhecer a nova carta “Primavera-Verão” e, mais uma vez, ficámos surpreendidas com as combinações de sabores.

Vamos às novidades?

Iniciámos com umas entradas que nos fizeram ficar ainda mais curiosas para os pratos que se seguiam… Então vamos lá apresentar-vos as novidades: pãezinhos de alheira, tarteletes de alheira e queijo de cabra e, claro está, aquela entrada que nunca pode falhar: o cachorrinho de alheira.

Seguimos para a prova de alguns dos pratos principais da carta. Todos eles diferentes, mas todos eles deliciosos…

Desde a Francesinha, composta por alheira picante, linguiça fresca, salsicha fresca, pão de Mirandela, queijo e o “típico molho”:

30727304_10156087158285336_3587709220276928512_n (1)

De seguida experimentámos um prato que, na nossa opinião foi surpreendente: A Calzone de Alheira, com uma massa de pizza leve e fofa, molho de tomate e óregãos, grelos, ovo e mozzarella…

Abrimos o apetite? Mas ainda não ficamos por aqui…

Repetimos ainda a Alheira à Tabafeira (dos pratos que mais gostamos) composto por alheira de caça, presunto, ananás e queijo parmesão.

Experimentámos ainda o Bacalhau com Crosta de Alheira, acompanhado de ratatouille; o Ninho de Alheira (alheira de aves, massa Kadaif, queijo cabra, bacon e mel, acompanhado com aquele delicioso arroz malandro de tomate) e Portobello recheado de alheira e ovo acompanhado de espargos e fatia de pão de Mirandela tostado.

Ficou com vontade de degustar a nova carta?

Tabafeira – Casa d’Alheira

Rua do Morgado de Mateus, nº 9 – Porto
Horário:  2ª feira do 12h às 15h; 3ª a 5ª feira do 12h às 15h e das 19h30 às 22h e à 6ª feira e sábado do 12h às 15h e das 19h30 às 23h (encerra ao domingo e segunda-feira ao jantar).

Tabafeira - Casa d'Alheira Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s