“Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida” (Sócrates)
Esta última etapa não iniciou da melhor maneira, apesar de existirem muitos cafés/pastelarias em Padron, todos eles abriam passado 1hora após a hora que queríamos sair para iniciar o caminho (cerca das 8h da manhã)…resolvemos iniciar o caminho até encontrar um café para tomar o pequeno-almoço. O que aconteceu? Parámos no primeiro que encontrámos passado cerca de 1hora e, para além de servirem meio pão a cada uma de nós pagámos uma pequena fortuna… Após sair de Padron, a oferta ao nível de cafés não é muita…mas apenas nos primeiros quilómetros, depois, conseguirá encontrar vários e parar mais vezes…
Parte da etapa (o início) é dentro de uma zona rural e, em alguns momentos, tínhamos a sensação que entrávamos “dentro das casas”… Durante esta etapa tivemos a noção de que parámos mais vezes, provavelmente devido à pouca vontade de terminar este Caminho…
Talvez os 9km que demorámos mais tempo a fazer de todas as Etapas…
Quando faltam cerca de 7km…começamos a ver as torres da Catedral mas os quilómetros não passam….estava calor….foi uma parte do caminho (um bocadinho) complicada! Aproveite, vá parando e não se entusiasme assim que vir as torres de Catedral…ela ainda está longe…
E, pela primeira vez, confusão total na chegada à cidade de Santiago…Direita ou Esquerda?
Acreditem, aqui desesperámos…estávamos com (muita) fome, exaustas, já passava da hora do almoço e eis que tínhamos que nos decidir, direita ou esquerda….o Caminho sempre foi muito fácil de fazer, bem sinalizado e, pela primeira vez, quase a chegar ao destino foi isto…ao analisar as vieiras, ambas nos mandam para a direita mas, o que fizemos? Acho que fizemos a opção errada, fomos pelo lado esquerdo, zona “nova” da cidade, apartamentos e avenidas que nunca mais chegavam ao fim…não voltámos atrás para experimentar o caminho “da direita” mas talvez fosse o mais antigo e rural…e, talvez o mais correto…
A partir daqui a sinalização deixa de existir (pelo menos no caminho da esquerda) temos que nos orientar sozinhas…mas, estávamos mesmo com muita fome e, no cimo de uma avenida lá parámos numa pastelaria (que não merece qualquer destaque fotográfico) e, como estávamos a meia hora da sesta a senhora simplesmente obrigou-nos a “despachar” o “primeiro almoço”…Este caminho da esquerda leva-nos ao Campo Universitário (pelo menos fomos lá ter) e tivemos que pedir ajuda para chegar à Catedral…
Chegar a Santiago foi assim…indiscritível! Ver os que fizeram o caminho connosco a chegar, famílias juntas…é verdadeiramente emocionante…
Claro está que fomos tapear assim que conseguimos…a fome era imensa… No local do costume! Sempre que vimos a Santiago paramos no Galeon Raiña Cerveceria. Gostamos das tapas aqui servidas, ótimas doses e a um preço bem simpático…
Ao final do dia fomos levantar a nossa compostela….prepare-se para a fila, encontrará imensos peregrinos para o levantamento da mesma!!
Chegámos a Santiago de Compostela no sábado e resolvemos passar lá o fim de semana. Ficámos alojadas no Hotel Avenida, hotel simpático, bem central e com pequeno-almoço incluído. No domingo aproveitamos para passear por Santiago, fomos à missa do peregrino onde tivemos a sorte de ver o botafumeiro “em ação”…
…e almoçámos num fantástico restaurante de Tapas: Petiscos do Cardeal.
Quilómetros percorridos durante a última etapa…
E agora?
…ficou a vontade de repetir a experiência mas, desta vez pelo Caminho da Costa. Já alguém fez? Experiências? Dicas? Contem-nos tudo!!
#sisterhoodoffoodies
Dicas legais…um dia ainda faço o caminho!👍
GostarLiked by 1 person
Obrigada pela mensagem! O Caminho vale muito a pena!! 😉👣
GostarLiked by 1 person
Muito bom! Gostei imenso da vossa descrição 😀
Fizeram o caminho em que altura do ano?
Beijinhos
GostarGostar
0lá Cátia! Obrigada pela sua mensagem. Fizemos o caminho em Setembro. Alguma questão, esteja à vontade. Um beijinho
GostarGostar