“…a vida é pequena e o Mundo é grande!” | Lousã ♥

O primeiro post sobre “escapadelas” no nosso País é sobre a nossa última saída de fim de semana. Não queríamos um lugar muito distante mas gostávamos de ir conhecer uma região tão particular que só conhecíamos de passagem, escolhemos a Lousã.

IMG_0041.jpg

E porque é que a Lousã é um ótimo lugar para se ir passar um fim de semana?

1. Tem uma serra lindíssima e com locais fantásticos por descobrir (aldeias e percursos pedestres).

2. Tem aldeias mágicas, dignas de um filme, com ótimos petiscos a condizer (questão importantíssima!).

2. Tem bons acessos. Estando em Coimbra demorará cerca de 30 minutos em viagem.

IMG_0010.jpg

No sábado, logo ao final da manhã o nosso destino foi a Aldeia de Xisto, Talasnal. Não podemos esquecer que a Serra da Lousã é composta por pequenas aldeias onde predomina o xisto e o quartzito.  Algumas delas já muito bem aproveitadas para o Turismo, no âmbito do Turismo Rural.

386

 

Chegámos à Lousã, perto da hora do almoço, e já tínhamos reservado mesa no famoso restaurante da Ti Lena, na aldeia maravilhosa do Talasnal (“aqui reina a natureza!”).

 

 

Uma questão (muito) importante: este restaurante só funciona com reserva e, na altura da reserva terá que selecionar os pratos que pretende consumir no dia entre: Cabrito assado com batatas e castanhas; Chanfana e Bacalhau Assado com batatas a murro. Este restaurante está aberto todos os dias durante as férias escolares (Julho, Agosto e Setembro) e, restantes períodos, apenas ao fim de semana.

IMG_0019.jpg

Neste restaurante, a entrada faz-se pela cozinha e, sentimo-nos  logo em casa pela forma como somos tratados e recebidos. Acredite, aqui experimenta os pratos cozinhados na sua forma mais típica.

 

Preço médio: cerca de 20€/pessoa.

Ainda no Talasnal e, percorrendo aquela pequena aldeia encontrámos um bar o “Curral” e não resistimos a entrar, pedir um café e partilhar uma fatia de bolo de chocolate caseiro (delicioso!)…

 

 

IMG_0060.JPG

Mais algumas imagens da Aldeia de Xisto Talasnal ♥

 

O jantar, não fizemos num lugar tão “típico” mas, como chovia imenso (desvantagem única de passear no inverno!) fomos mesmo ao lado do hotel, ao QBRestoBar. Aqui, poderá deliciar-se com alguns hambúrgueres ou saladas. O espaço está giro e tem um atendimento simpático!

IMG_0114.PNG

 

Ao nível do alojamento, escolhemos o Hotel Palácio da LousãO Palácio da Lousã, primeiro Boutique Hotel do País (sabia?) está inserido num edifício brasonado do século XVIII, antigamente denominado de Palácio da Viscondessa do Espinhal. Estamos perante um imóvel classificado como Património Histórico de Interesse Público. Foi transformado em hotel de quatro estrelas e tem 46 quartos, sendo que, metade estão no palácio (onde, com muita pena nossa não ficámos!) e os restantes numa ala nova.

img_0088

img_0161

 

O pequeno-almoço é servido com vista para a serra da Lousã e fez com que a nossa estadia terminasse em beleza.

 

Durante a manhã de domingo, aproveitámos para conhecer um pouco mais da Serra e aproveitámos para conhecer mais algumas aldeias de xisto.

IMG_0173.JPG

img_0193

Fica a vontade de regressar à Lousã na Primavera ou no Verão para aproveitar as praias fluviais que a Lousã tem para oferecer, assim como maravilhosos passeios de bicicleta (que poderá alugar no hotel) e experimentar o famoso Restaurante O Burgo.

img_0247

Bons passeios, vemo-nos por aí!

IMG_0081.JPG

Próximo Destino: Douro ♥

#sisterhoodoffoodies

One thought on ““…a vida é pequena e o Mundo é grande!” | Lousã ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s